A anamnese e a realização de exames são práticas antigas e determinantes na configuração da Medicina que conhecemos hoje. São ações presentes em diversas especialidades da atualidade, em especial, na Clínica Médica.
Vale destacar que quem se forma médico não se torna automaticamente um clínico geral, ao contrário do que muita gente pensa. Só é clínico quem faz a residência nessa especialidade.
A Clínica Médica é considerada uma área base da Medicina porque engloba de tudo um pouco: o profissional é capaz de tratar a maioria das enfermidades não cirúrgicas em adultos, entendendo um pouquinho de várias especialidades diferentes.
Além disso, a Clínica Médica é uma das principais áreas responsáveis pela prevenção de doenças. Quando é necessário, o clínico encaminha o paciente para outras especialidades, como a Cardiologia, para realizar tratamentos mais específicos.
O clínico faz diagnósticos e indica tratamentos a partir de um quadro de sintomas que pode ser bastante variado. Por conta disso, muitas vezes, ele é a porta de entrada de um paciente para a investigação de algum problema mais sério.
Em contrapartida, ele também indica exames para a realização de check-ups para aqueles que não possuem queixas específicas ou apenas desejam ter uma visão completa do próprio estado de saúde.