A cirurgia do aparelho digestivo é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das patologias do sistema digestivo, com exceção da cavidade oral. Isso inclui esôfago, estômago, intestino delgado e grosso e órgãos acessórios, como fígado, vesícula biliar, via biliar e pâncreas.
O especialista nessa área é chamado de gastrocirurgião. No Brasil, existem 3.840 gastrocirurgiões titulados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O dado é do último estudo Demografia Médica no Brasil , que foi divulgado em 2023.
O aparelho digestivo é um conjunto de órgãos que começa pela boca e envolve faringe, estômago, esôfago, intestino grosso e delgado, reto e ânus. No entanto, os procedimentos desta especialidade ainda podem incluir anexos como, por exemplo, fígado, pâncreas, apêndice e vesícula biliar.
Como é uma grande quantidade de órgãos, pode ser que, conforme a necessidade, seja preciso agir em conjunto a outras especialidades ou subespecialidades. Entre elas estão, por exemplo, a hepatologia, em casos de problema no fígado; gastroenterologia, que trata clinicamente doenças do sistema digestivo; e coloproctologia, especializada em cirurgias do intestino grosso.
Além disso, a cirurgia do aparelho digestivo também abrange exames, além da consulta comum com exame físico e histórico médico.