A acupuntura é uma prática que usa a aplicação de agulhas pequenas em várias regiões do corpo, chamadas meridianos. Nesses pontos específicos, são encontradas terminações de fibras musculares, nervos e tendões. Desse modo, a técnica ajuda no alívio das dores, tensões e mal-estar.
Considerando que a acupuntura é um procedimento médico, que depende de diagnósticos precisos e conhecimento específico, apenas alguns profissionais da saúde têm autorização para realizar a prática, segundo o Conselho Federal de Medicina.
São eles: médicos, médicos veterinários e dentistas. O correto é que o profissional esteja devidamente habilitado para conduzir a prática. Além disso, é imprescindível o uso de agulhas descartáveis em toda a técnica.
A acupuntura pode ser utilizada como terapia complementar para diversos sintomas físicos e mentais. Desse modo, é indicada principalmente para o tratamento de problemas gastrointestinais, tensão muscular e estresse.
Dores crônicas (como as ortopédicas ou as provocadas pelo lúpus), distúrbios de sono e ansiedade também são problemas que podem ter os sintomas diminuídos com a técnica da acupuntura. Isso vale tanto para crianças, adultos e idosos quanto para animais.
Além disso, muitas pessoas têm dúvidas se a acupuntura dói. Na verdade, esse é um processo bastante subjetivo. Algumas sentem dor, enquanto outras percebem apenas uma pressão ou um leve incômodo.
O ideal é relatar ao profissional o que você está sentindo durante a sessão, para que a técnica seja ajustada a ponto de provocar o menor desconforto possível.